Nutrição potencia um Envelhecimento com Qualidade de Vida
Envelhecimento
De todos os processos inerentes a qualquer ser vivo, o envelhecimento é algo inevitável. Há modificações físicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas e embora hajam alguns fatores que não é possível controlar (genéticos e biológicos), há outros que podem ser ajustados à medida que o tempo passa (fatores ambientais, psicológicos, sociais e estilo de vida).
Este acontecimento provoca algumas alterações, tais como, composição corporal (diminuição da estatura, redução da massa magra e aumento da massa gorda), sistema corporais (digestivo, renal, nervoso), apetite, metabolismo.
A Nutrição surge neste campo como um dos principais mecanismos de auxílio ao envelhecimento, promovendo a qualidade de vida a longo prazo. Uma dieta saudável envolve um conjunto apropriado de vários nutrientes e água e os antioxidantes apresentam um papel importante na prevenção e tratamento de doenças crónicas.
Antioxidantes
Vitamina C
Vitamina hidrossolúvel que elimina os radicais livres, promove a redução de colesterol sanguíneo e contribui para a produção de colagénio para as cartilagens. Por ser um antioxidante natural retarda algumas das consequências provocadas pelo envelhecimento. O avançar da idade provoca uma diminuição dos níveis desta Vitamina, sendo ainda mais importante a sua inclusão na dieta alimentar.
É possível encontrar esta vitamina em diferentes frutas e vegetais, sendo as maiores fontes os citrinos (laranja, tangerina, clementinas, o quivi, o ananás, o morango, o tomate e a batata.
Vitamina E
Vitamina presente na porção lipídica das membranas celulares, tendo a função de proteger os danos oxidativos. Apresenta assim efeitos protetores contra o cancro, doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e contribui para o sistema imunitário.
Encontrada naturalmente em alimentos gordos, tais como nozes, sementes, óleos vegetais e presente também em legumes de folha verde e cereais enriquecidos.
Carotenóides
Compostos que estão presentes nos vegetais e que lhe conferem cor. No tecido humano, funcionam como fontes de Vitamina A, um outro importante antioxidante. Protege contra o desenvolvimento de cancro, doenças cardiovasculares e oculares.
Na alimentação podemos encontrar a Vitamina A na sua parcela formada em alimentos como a carne vermelha, frango, peixe e lacticínios, enquanto a Provitamina A está sobretudo presente em frutas e vegetais.
Selénio
É um antioxidante mineral, apresentando propriedades anti-inflamatórias, evitando danos prejudiciais à pele provocados pelas radiações ultravioletas e protege o organismo da oxidação provocada pelos radicais livres. Contribui também para a regulação das hormonas tiroideias.
Na dieta é possível inclui-lo através da castanha do Pará, sementes, ovo, cogumelos, cereais e derivados, embora o teor de Selénio possa variar de acordo com o solo e água utilizados na produção alimentar.
Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, provenientes em grande maioria de origem vegetal contribui para um envelhecimento de melhor. O envelhecimento não é possível travar, mas a qualidade do mesmo pode ser melhorada ao máximo, quando a alimentação é adequada.
Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!