O que é a dieta alcalina e que alimentos escolher

Feedback Blog OnVirtualGym
Feedback Blog OnVirtualGym

21 Janeiro 2020 | Nutrição

21 Janeiro 2020 | Nutrição

Será que beber água com limão em jejum de manhã faz bem à saúde?

Parece incrível como algo tão simples que a Natureza nos ofereceu tem o potencial de melhorar a nossa vida e a nossa saúde! Hoje vamos falar-lhe sobre a dieta alcalina e, quem sabe, no final deste artigo vai ficar convencido a espremer um limão todas as manhãs. O melhor mesmo é continuar a ler.

Hoje em dia, é consensual que a saúde do nosso organismo depende da qualidade da nossa alimentação. Nós somos o que comemos! A escolha de uma dieta saudável é meio caminho andado para o aumento da saúde física e mental, fortalecimento do sistema imunitário e elevação dos índices de energia e bem-estar.

Mas o que é concretamente uma dieta saudável?

É para lhe responder a essa questão que lhe trazemos o tema da dieta alcalina mas, antes disso, vale a pena entender um pouco o conceito do pH. O pH mede o grau de acidez e é representado por uma escala entre 0 e 14 em que, entre 0 e 7, é considerado um grau ácido, 7 é neutro e de 7 a 14 é considerado grau alcalino.

O pH ideal do nosso organismo é de aproximadamente 7,4 ou seja, ligeiramente alcalino. No entanto, existem diferenças de pH em cada parte constituinte do nosso organismo dependendo da função que cada uma desempenha. Em concomitância, o estilo de vida, os hábitos alimentares, o tabaco, o sedentarismo entre outros, contribuem para a acidificação do organismo- designada por acidose. Estudos científicos demonstram que doenças cardiovasculares, cerebrais, renais e até mesmo o cancro, vírus, fungos e bactérias têm mais tendência para se desenvolverem num organismo com elevado grau de acidez.

Assim, o organismo deve trabalhar de forma a combater a acidez e manter o equilíbrio.

Dieta alcalina e seus benefícios

A dieta alcalina tem como finalidade manter o pH do organismo próximo do equilíbrio e baseia-se num aumento do consumo de alimentos alcalinos e numa diminuição de consumo de alimentos ácidos. Ao privilegiar o consumo de alimentos alcalinos, vai contribuir para um efeito “detox”, eliminando ou reduzindo o excesso de toxinas do organismo. A dieta alcalina, por ser mais rica em oxigénio, vitaminas, antioxidantes e outros tantos nutrientes vai contribuir para nutrir e beneficiar todo o organismo, gerando benefícios como:

– Aumento da fertilidade;

– Maiores índices de energia;
– Mais vitalidade;
– Fortalecimento do sistema imunitário;
– Melhor absorção de nutrientes;
– Prevenção de doenças degenerativas;
– Prevenção de diversos tipos de cancro;
– Melhoria da saúde física e mental;
– Retardar do envelhecimento;

Comece a espremer um limão todas as manhãs

O limão é sem dúvida uma fruta espetacular e vem sendo utilizado em diversas medicinas como por exemplo, a medicina Ayurveda ou a medicina tradicional chinesa. Segundo Dr. Manuel Pinto Coelho, o limão tem “propriedades alcalinizantes, apesar do seu sabor ácido, é muito rico em vitamina C, poderoso antioxidante (…) ajuda a combater as infeções, sendo uma fonte apreciável de vitaminas B1, B2, B5, B6 e B9, ferro, magnésio, cobre, cálcio e potássio, constituindo também uma magnífica fonte de fibras e ajudando a sua acidez a dissolver alguns cálculos renais.” Para além disso esta fruta possui 7 minerais altamente alcalinos: sódio, potássio, magnésio, cálcio, cobre, ferro e zinco!

Se quer começar a partir de agora a colher os benefícios da dieta alcalina, pode começar a beber água com limão em jejum todas as manhãs. É uma opção fácil, rápida e de baixo custo! Pode sempre experimentar algumas variações juntando lima, açafrão, gengibre ou canela.

Se ficou convencido com os benefícios desta dieta, pode começar a incluir alimentos alcalinos na sua alimentação! Bons exemplos são: quase todas as frutas (lima, limão, abacate, pera, maçã, laranja, tangerina, romã, pêssego), os vegetais (brócolos, espinafres, couves, alface, rúcula, repolho, cebola, cenoura, beterraba), cereais (quinoa ou espelta), frutos secos (amêndoa ou a avelã), azeite, óleo de coco, condimentos (salsa ou orégãos), sementes (abóbora, águas alcalinas), sal dos Himalaias, entre outros.

Afinal de contas quem disse que a dieta alcalina não pode ser criativa?

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Para mais informações:

Livros:
– “A Cura pela Alimentação Alcalina” – Duarte Alves, Alexandre Fernandes
– “Chegar Novo a Velho – Receitas” – Manuel Pinto Coelho