Saúde Gastrointestinal e a Prática Desportiva

Saúde Gastrointestinal
Saúde Gastrointestinal

11 Outubro 2022 | Nutrição

11 Outubro 2022 | Nutrição

Benefícios do Exercício Físico

A prática de exercício físico regular traz inúmeros benefícios à saúde das pessoas, tais como: redução do risco de doenças cardiovasculares; controlo dos níveis glicémicos no sangue e proteção contra o desenvolvimento de Diabetes tipo II; diminuição da pressão arterial; melhoria de mobilidade e manutenção da saúde muscular e óssea; preservação da saúde mental, diminuindo o risco de depressão, demência, e melhorando os padrões de sono, autoestima e bem-estar; entre outros.

A saúde gastrointestinal é outro dos benefícios encontrado na prática regular de atividade física. No entanto, em determinadas situações, sobretudo em desportos de endurance, alguns sintomas e alterações intestinais podem ser identificados. Náuseas, vómitos, azia, refluxo gastro esofágico, diarreias e flatulência são alguns dos sintomas relatados por este grupo de desportivas. O surgimento de cada sinal é incerto e está influenciado pelo tipo, duração e intensidade do exercício, e alimentação prévia à prática desportiva.

Se o atleta tem histórico de alterações gastrointestinais, este quadro clínico com o aumento da intensidade do exercício físico tem igualmente tendência em agravar. Na restante parcela de atletas, estes sintomas não são prejudiciais à saúde a longo prazo, mas o seu aparecimento pode comprometer a performance física, seja em momentos de preparação ou durante a própria competição, levando o atleta a diminuir a sua prestação física e a sentir alterações na recuperação pós-exercício.

Com muitos fatores a influenciar o desenvolvimento e a ocorrência destes sintomas, a alimentação é um dos que mostra igualmente importância para minimizar esta situação. Assim, nutrientes essenciais, como a fibra, a gordura e a proteína, deverão ser tidos em consideração nas refeições anteriores ao evento desportivo.

 

Fibra

A fibra é um hidrato de carbono não digerido pelo organismo, estando os seus benefícios intrinsecamente ligados com a saúde gastrointestinal. As suas principais funções são: manter a microbiota intestinal saudável; promover o funcionamento do intestino aumentando o volume e trânsito das fezes; evitar hiperglicemias após as refeições; e contribuir para a saciedade prolongada.

Com estes benefícios, os principais alimentos fontes de fibra devem estar presentes nos hábitos alimentares de qualquer pessoa (seja ou não atleta). No caso de um atleta, que se encontre a fazer uma refeição pré-evento desportivo, alimentos com alto teor de fibra devem ser evitados, uma vez que atrasam todo o processo digestivo, podendo desenvolver os sintomas anteriormente referidos.

Assim, leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilhas, favas), legumes folhosos (couves, espinafres, etc.) e alguns cereais integrais (arroz e massa integrais) devem ser evitados nestes momentos, de forma a garantir um melhor funcionamento gastrointestinal e uma manutenção da performance física.

 

Gordura e Proteína

Embora essenciais ao funcionamento corporal, desenvolvimento e manutenção da massa muscular de qualquer atleta, alimentos fontes destes dois macronutrientes são de difícil digestão. E uma vez que o corpo durante a prática desportiva direciona o fluxo sanguíneo para os membros ou grupos musculares utilizados, todo o processo digestivo torna-se ainda mais limitado.

Ainda assim, mesmo com algum cuidado na escolha de alimentos, o ideal é garantir que a inclusão de alguns destes alimentos seja feita com a devida antecedência em relação ao início da prova e evitar que nesse dia sejam incluídos alimentos que não pertençam aos hábitos alimentares do atleta.

Neste grupo incluem-se alimentos como os lacticínios (ricos em caseína), frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoins, e seus derivados), molhos ricos em gordura (maionese e natas), carnes vermelhas e peixes gordos (pelo alto teor de proteína e simultaneamente de gordura).

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!